fbpx
MOTIVOS PARA IMPLEMENTAR A AUTOMAÇÃO HOSPITALAR
BLOG
vantagens da automação hospitalar

Motivos para implementar a automação hospitalar

A revolução tecnológica está transformando todos os setores da sociedade, e a área da saúde não fica de fora. A saúde 4.0 é um conceito que engloba a aplicação de tecnologias avançadas para melhorar a eficiência, a qualidade e a segurança dos serviços de saúde. Nesse contexto, a automação hospitalar e outras tecnologias desempenham um papel fundamental na otimização de todos os processos.

Desde as ações mais simples, até as mais complexas, estão sendo transformadas para que gestores, profissionais de linha de frente e, é claro, os pacientes, tenham uma melhor experiência de atendimento.

  • Você conhece alguns exemplos da automação hospitalar?
  • Imagina os usos e vantagens desta aplicação?
  • Conhece uma maneira de dar início a esse processo de modernização?

Se as respostas para estas perguntas são interessantes para você, e quiser saber ainda mais sobre a ação da tecnologia pela saúde das pessoas, a equipe Platel te convida a continuar mais esta leitura. Acompanhe!

O que é a automação hospitalar

A automação hospitalar refere-se ao processo de automatização de atividades dentro de um hospital. 

Vale se atentar que essa tecnologia vai além dos avanços aplicados em equipamentos e medicamentos. Ela está presente no dia a dia de médicos, pacientes, enfermeiros e outros profissionais de setores administrativos do hospital, apoiando a execução das tarefas de diferentes formas.

Na área da saúde, onde diariamente as vidas de pacientes em diferentes condições podem estar em risco, a incidência de falhas humanas pode trazer prejuízos irreparáveis.

Segundo dados da Fiocruz, o nosso país possui um alto nível de erros evitáveis, chegando na casa dos 70%

Assim como em outras áreas da sociedade, como administração e educação, a automação também pode aqui ser usada para mitigar esses erros com inovações como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Robótica e Big Data

Porém, essa força transformadora estaria diretamente em contato com a saúde das pessoas, salvando vidas e prevenindo diversos problemas. 

💡Leia mais – Sistema de chamada de enfermagem – O que é e como funciona

Principais vantagens da automação hospitalar

Muito mais do que apresentar vantagens apenas em um setor da saúde, a automação e tecnologia trazem benefícios para todas as pessoas envolvidas no ambiente hospitalar. De usuários até os administradores.

Vantagens para o paciente

Atendimento mais rápido e eficiente

A automação de tarefas repetitivas libera tempo para que os profissionais se dediquem ao atendimento individualizado dos pacientes, reduzindo filas e tempos de espera. Um dos principais problemas da saúde no Brasil.

Melhoria na qualidade do atendimento

Inserindo tecnologia no leito do paciente, é possível garantir maior precisão nos processos, minimizando erros humanos e prezando pela segurança do paciente.

Maior conforto e segurança

Facilitar a comunicação entre pacientes e profissionais é uma das principais vantagens da automação. Além de permitir o monitoramento constante dos sinais vitais e a administração precisa de medicamentos, equipamentos como os sistemas de chamada e alarmes audiovisuais colocam o paciente a “um botão de distância” do profissional responsável.

Maior autonomia e engajamento

O acesso a estações de chamada de enfermagem e aplicativos permite que os pacientes assumam um papel mais ativo na gestão de sua saúde

Vantagens para os profissionais

Redução da carga de trabalho

A automação hospitalar de tarefas repetitivas libera os profissionais para se concentrarem em atividades mais complexas e estratégicas, aumentando sua produtividade e diminuindo o estresse.

Melhor acesso à informação

A centralização de dados ajuda na organização das informações dos pacientes, facilitando o acesso e a tomada de decisões pelos profissionais.

Melhoria na comunicação

O fluxo de informação pode ser um desafio no ambiente caótico de uma unidade de saúde. Por isso, a implantação de itens como estações de chamada, sinaleiras e centrais de postos de enfermagem facilita a comunicação entre os profissionais e os pacientes, otimizando o fluxo de informações e a colaboração entre as equipes.

Maior segurança no trabalho

Um risco constante no trabalho da saúde, as doenças ocupacionais e acidentes de trabalho podem ser reduzidos consideravelmente com a correta aplicação de itens de mensuração do esforço e carga de trabalho.

Vantagens para a gestão hospitalar

Redução de custos

Além das vantagens para toda a equipe, a automação pode gerar economia significativa com otimização de processos, redução de erros e desperdícios, e otimização da gestão de recursos humanos e materiais.

Maior qualidade do atendimento

Naturalmente, com todo este agregado de melhorias, a automação ajuda também a garantir maior padronização e qualidade dos processos, resultando em um atendimento mais eficiente e seguro aos pacientes.

Melhor tomada de decisões

Falando aqui diretamente com os gestores, as tecnologias em hardware e software implementadas com bom planejamento, podem também servir para melhorar e reavaliar as estratégias de gestão e tomada de decisões. Gerando dados precisos e em tempo real, essas informações são fontes ricas para embasar decisões estratégicas.

Principais áreas para a implementação de tecnologia no hospital

Como comentamos anteriormente, o índice de erros evitáveis na saúde, traz números alarmantes. Em termos de proporção, uma das áreas que se destaca é o atendimento, onde danos por atraso e consequente falha no atendimento e tratamento acumulam mais de 18% destes erros. 

Neste ponto a automação hospitalar e a tecnologia podem ser aliadas, criando um ambiente de verdadeira saúde, com medidas relativamente simples e fáceis de implementar.

Empresas de equipamentos hospitalares, como a Platel, disponibilizam ferramentas de auxílio direto para a equipe de atendimento, agilizando processos e permitindo a supervisão de grande número de pacientes.

Naturalmente, pontos como a administração são os que mais se beneficiam, recebendo relatórios que podem ajudar desde o primeiro contato do paciente com a instituição, percebendo níveis de lotação e histórico do paciente, e até mesmo entrando em contato com os setores de farmácia e administração de medicamentos, tendo certeza que todos os itens necessários se encontram disponíveis.

Com informações precisas sobre a entrada, saída e todas as etapas de atendimento dos pacientes, áreas de gestão de materiais e hotelaria hospitalar também encontram vantagens.  

Como dar início ao processo de automação hospitalar

A automação hospitalar é o caminho para um futuro mais eficiente e centrado no paciente.

Para dar início nessa jornada, é preciso investir em adequações digitais e físicas do espaço, que acabam trazendo também inúmeros ganhos para a infraestrutura de toda clínica ou hospital.

Desde novos programas, até equipamentos, busque parcerias de valor em ambas as áreas conhecendo o histórico de atuação, especialização e que medidas de segurança e normativas são seguidas. 

Quando falamos do cuidado com a saúde e a vida, toda eficiência e contabilidade são fundamentais!  

💡Leia também – Casas de repouso – Comodidades e medidas de segurança essenciais

Para conhecer um pouco mais sobre as medidas necessárias para implementar suas primeiras etapas de automação, entre em contato com a equipe da Platel, e traga a nossa tecnologia para sua clínica, hospital ou lar de idosos.

Inscreva-se e receba e-mails de artigos e novidades da Platel