fbpx
CASAS DE REPOUSO – COMODIDADES E MEDIDAS DE SEGURANÇA ESSENCIAIS
BLOG
casas de repouso

Casas de repouso – Comodidades e medidas de segurança essenciais

As casas de repouso desempenham um papel crucial na qualidade de vida dos idosos. Esses ambientes proporcionam cuidados, conforto e companhia para aqueles que já passaram por muitas jornadas. 

No entanto, para garantir uma experiência positiva e segura, é essencial que essas instituições ofereçam comodidades adequadas e medidas de segurança para pessoas nos mais variados níveis de saúde e mobilidade.

Acompanhe mais este conteúdo de blog da Platel e conheça um pouco mais sobre o cenário da população idosa do Brasil e como medidas, muitas vezes simples, podem influenciar em suas vidas.

A importância das casas de repouso

O aumento da população de 65 anos ou mais em conjunto com a diminuição da parcela da população de até 14 anos no mesmo período, que passou de 24,1% para 19,8%, evidenciam o envelhecimento da população brasileira.

Segundo dados do último censo, o total de pessoas com 65 anos ou mais no país chegou a 10,9% da população, com alta de 57,4% em relação a 2010.

Esses números, junto com a queda na natalidade, demonstram como as casas de repouso, também chamadas de instituições de longa permanência (ILP), assumem um papel cada vez mais importante na sociedade, oferecendo aos idosos um ambiente acolhedor e seguro para viverem com qualidade de vida.

Comodidades essenciais para casas de repouso

Existem fases da vida onde o respeito e o carinho se tornam ainda mais importantes pelo bem-estar físico e mental de uma pessoa. 

Tanto para o cuidador quanto para o idoso que, muitas vezes, demanda atenção em tempo integral, as comodidades mais simples podem fazer grande diferença. 

Conheça algumas delas que devem estar presentes em uma casa de repouso:

Regularização

Antes de qualquer outro ponto, é fundamental assegurar que a instituição esteja regularizada junto aos órgãos competentes.

Qualquer ILP precisa ter um estatuto registrado, registro de entidade social, regimento interno e o alvará de funcionamento da vigilância sanitária.

Acessibilidade e Mobilidade

As casas de repouso devem ser projetadas para facilitar a locomoção dos idosos. Corredores amplos, corrimãos, elevadores e rampas são essenciais para garantir que todos possam se movimentar com segurança em diferentes níveis de mobilidade.

Nos banheiros existe um desafio ainda maior. Tapetes não são indicados e barras de proteção devem ser instaladas em diversos pontos para auxiliar na mobilidade, independência e higiene.

Tendo necessidades especiais ou não, a instalação e treinamento de uso para alarmes audiovisuais também é uma forma de garantir mais segurança.

Quartos Confortáveis

Individuais ou coletivos, os quartos devem ser espaçosos, bem iluminados e bem ventilados. Camas confortáveis, armários e banheiros adaptados são fundamentais para o bem-estar dos residentes.

Áreas de Convivência

Espaços comuns, como salas de estar, jardins e áreas de lazer, promovem a interação social e o entretenimento. Esses ambientes ajudam a combater o isolamento e a solidão.

Nesse sentido, pesquisas apontam relações entre o convívio social com a queda de mortalidade, diminuição de riscos de morbidades, incapacidade, declínio cognitivo e sintomas depressivos para os idosos que tem um maior engajamento social.

Atividades Recreativas

Programas de atividades físicas, culturais e recreativas mantêm os idosos ativos e estimulados mentalmente. 

Yoga, dança, jogos e passeios são ótimas opções que normalmente são oferecidas e planejadas para que a socialização e o movimento sejam incentivados.

Medidas de segurança em casas de repouso

A tomada de medidas de segurança em casas de repouso vai além da prevenção de acidentes. Estas ações se mostram fundamentais para criar um espaço de segurança física e mental onde o idoso e sua família possam descansar e florescer por muitos anos.

Entre algumas dessas ações podemos destacar:

Equipes treinadas

A Anvisa determina o número de cuidadores na instituição dependendo do grau de autonomia dos idosos. Em uma instituição onde os idosos são mais dependentes, a Resolução RDC 283/2005 prevê um cuidador para cada seis idosos.

Apesar de não ser uma exigência, é interessante que estes cuidadores trabalhem em conjunto com equipes multidisciplinares com médicos, nutricionistas e fisioterapeutas. 

Planos de cuidados individuais

Cada caso exige um tipo de tratamento e atendimento específico, por isso o ideal é que cada idoso acolhido possua um plano de cuidados individuais. 

Planejando atividades, exercícios e dietas, estes planejamentos podem influenciar no bem-estar e recuperação de certas doenças.

Tecnologia a favor da segurança e bem-estar em casas de repouso

Soluções de atendimento, chamada e vigilância estão cada vez mais tecnológicas, práticas e acessíveis para diferentes níveis de instituições.

Amplamente empregadas em hospitais e grandes clínicas, aparelhos como os sistemas de chamada de enfermeira formam uma rede de atenção entre os pacientes e o corpo de cuidadores. 

Mesmo com equipes enxutas ou alto volume de pacientes, é possível manter um controle dos atendimentos de maneira simples e intuitiva para todos seus usuários.

💡Leia também – Sistema de chamada de enfermagem – O que é e como funciona

Seja você o gestor de um espaço de saúde ou um interessado sobre as medidas de segurança necessárias para estes ambientes, é fundamental se informar! 

Pense como um usuário, conheça os riscos e vantagens de cada ambiente e interação para os idosos e busque sempre a melhor experiência para profissionais e residentes de casas de repouso.
Para mais informações sobre este e outros temas, acompanhe os artigos de blog da Platel e fique por dentro do universo dos equipamentos hospitalares.

Inscreva-se e receba e-mails de artigos e novidades da Platel