fbpx
SISTEMA DE CHAMADA DE ENFERMAGEM – O QUE É E COMO FUNCIONA
BLOG
Sistema de chamada de enfermagem implementado em unidade de saúde

Sistema de chamada de enfermagem – O que é e como funciona

Você já se perguntou como os pacientes de um hospital ou de uma clínica conseguem se comunicar com os profissionais de saúde quando precisam de ajuda? Ou como os médicos e enfermeiros sabem em qual quarto ou leito há uma emergência, ou uma solicitação? A resposta para essas perguntas é o sistema de chamada de enfermagem!

Um recurso tecnológico de fácil instalação, que facilita a comunicação entre pacientes e equipes de saúde, a chamada de enfermagem aumenta a segurança, a qualidade e a eficiência de toda a linha de atendimento e hotelaria hospitalar.

  • Mas como funciona exatamente a chamada de enfermagem?
  • Ele pode ser instalado em que locais?
  • Que outros benefícios ele pode trazer para a minha instituição?

Para estas perguntas, a Platel Equipamentos Hospitalares trouxe este artigo, onde vamos explicar como esta solução pode ajudar você, seu time e seus pacientes. Acompanhe!

O que é um sistema de chamada de enfermagem?

Um sistema de chamada de enfermagem, também conhecido como campainhas hospitalares, é um conjunto de dispositivos eletrônicos que permitem que os pacientes, acamados ou não, acionem um sinal sonoro e/ou luminoso para chamar a atenção dos profissionais de saúde quando precisam de assistência. 

Esse sinal é enviado para uma central de monitoramento, também chamada de central de posto de enfermagem. Como o próprio nome já sugere, a central fica localizada no posto de enfermagem em local visível a todos os profissionais. 

O sistema de chamada de enfermagem também permite que os profissionais de saúde registrem a sua presença no leito do paciente que gerou a chamada, sinalizando ao restante da equipe que o atendimento está sendo realizado

Vale lembrar que cada um desses equipamentos e as tecnologias envolvidas, operam sempre de acordo com normas nacionais, como a RDC 50, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Como funciona um sistema de chamada de enfermagem?

Um sistema de chamada de enfermagem pode ser composto por diferentes tipos de dispositivos, dependendo das necessidades e das características do ambiente de saúde. 

Com uma aplicação já tradicional em clínicas, hospitais e centros de saúde nas últimas décadas, em geral, os principais componentes são:

Estação de Chamada de Enfermagem

Conhecidos como acionadores ou campainhas, são dispositivos fixados na parede ou em painéis de gases medicinais, e ficam diretamente ao alcance dos pacientes por meio de um cordão com pera de acionamento altamente sensível ao toque. Eles permitem que os pacientes acionem o sistema de chamada, ativando os sinalizadores de porta e da central do posto de enfermagem. Sendo acessível mesmo quando há dificuldades de locomoção e força. 

Sinaleiro de Porta

Estes dispositivos, fixados acima da porta do quarto/apartamento, possuem sinalização luminosa com a função de indicar visualmente a existência de uma chamada. Eles podem ter cores diferentes, variando entre as tonalidades de vermelho, azul, verde ou branco. 

Central de Posto de Enfermagem 

A central de posto de enfermagem é o dispositivo localizado na recepção ou no posto de enfermagem. Ele é responsável por sinalizar todas as chamadas em andamento e o status do atendimento. Este painel pode ser totalmente personalizável. A central permite que todos os pacientes da unidade sejam monitorados por até um único profissional. 

💡 Leia também – Norma da ABNT: Acessibilidade para todos

chamada de enfermagem auxiliando em atendimento em diferentes instituições

Em que pontos um sistema de chamada de enfermagem pode e deve ser instalado?

O sistema de chamada de enfermagem pode e deve ser instalado em qualquer espaço de saúde que atenda pacientes internados ou em observação, como hospitais, clínicas e lares de idosos. 

Dentro desses ambientes, os pontos mais comuns são:

Quartos ou leitos 

Estes são os locais mais tradicionais, onde os pacientes ficam acomodados durante a sua permanência no ambiente de saúde. Eles devem ter acionadores ao alcance dos pacientes.

Banheiros 

Um local que poucos lembram, mas que tem muitas vantagens ao receber esse tipo de equipamento, é o banheiro. Os pacientes podem precisar de ajuda em situações de queda, mal-estar ou emergência. Eles devem ter acionadores próximos ao vaso sanitário e opcionalmente também no box do chuveiro, tendo sempre em mente as regras de acessibilidade.

chamada de enfermagem é um item valioso para acelerar o atendimento em ambientes de saude

Os principais benefícios de um sistema de chamada de enfermagem

Só quem trabalha em uma instituição de saúde, ou teve de esperar por um atendimento, sabe como qualquer acréscimo no tempo de atendimento e tratamento pode ser fundamental.

A situação nacional, segundo o último relatório da Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), estabelece que em janeiro de 2022 havia 7.191 hospitais no país. Este volume de instituições dispunha de um total de 427.047 leitos.

Dados como esses revelam a insuficiência de leitos quando comparados a população brasileira, representando apenas 1,99 leitos para cada 1000 habitantes. Principalmente quando a estimativa global da OMS seria um número muito superior, de 3,2 leitos para cada 1000 habitantes.

Diante disso, sistemas de chamada de enfermeira proporcionam aos profissionais e pacientes uma maior agilidade nos atendimentos, bem como a segurança e o bem-estar dos pacientes.

Um sistema de chamada de enfermagem traz diversos benefícios para ambos os públicos e para o ambiente de saúde na totalidade. Veja alguns exemplos:

– Aumenta a satisfação dos pacientes, que se sentem mais seguros, acolhidos e respeitados, podendo expressar suas necessidades e receber atendimento rápido e adequado.

– Redução do estresse e a sobrecarga dos profissionais de saúde. Assim equipes podem priorizar as demandas, organizar as rotinas e otimizar o tempo, evitando interrupções desnecessárias e ruídos na comunicação.

– Aumenta a produtividade e a eficiência do ambiente de saúde. Isso permite uma melhor alocação dos recursos humanos e materiais, uma maior capacidade de atendimento e uma redução dos custos operacionais.

💡 Leia ainda – Desafios para engenharia e construção de estabelecimentos destinados à área da saúde

Que tipo de empresa oferece um sistema de chamada de enfermagem?

Se você está pronto para implementar essa facilidade em sua instituição, ou propor esta melhoria para a administração da sua unidade de saúde e atendimento, está na hora de conhecer as tecnologias oferecidas pela Platel.

Produzindo sistemas de chamada de enfermagem completos, modernos e com opções exclusivas de personalização, a Platel poderá transformar a sua prática médica e influenciar positivamente em todos os índices de satisfação.

Atuando desde 1991, a Platel é uma marca 100% nacional e reconhecida pela qualidade de seus produtos e a responsabilidade em oferecer sistemas seguros e tecnológicos aos seus clientes. Sediada no interior de Santa Catarina, atende a todos os Estados brasileiros, atingindo hoje a marca de mais de 10 mil unidades equipadas com sua marca

Acesse nosso site, continue acompanhando nossos conteúdos informativos no blog e invista nestas soluções inteligentes para facilitar a comunicação entre pacientes e equipes de saúde, aumentando a segurança, a qualidade e a eficiência do atendimento! 

Inscreva-se e receba e-mails de artigos e novidades da Platel