Saúde humanizada – Como atualizar sua equipe para este tipo de atendimento
Cada vez mais a saúde humanizada é valorizada em hospitais e clínicas. O atendimento próximo e empático faz toda a diferença na vida do paciente. Isso porque em um momento onde a tecnologia ganha espaço, nada substitui o atendimento humanizado.
A prática em si vai além do cuidado médico tradicional, mas também aborda algumas necessidades emocionais e sociais do paciente, criando um ambiente mais seguro, confiante e afetuoso.
Mas como atualizar sua equipe para aplicar a saúde humanizada no dia a dia? É sobre isso que a Platel Equipamentos Hospitalares vai comentar a seguir. Acompanhe!
O que é saúde humanizada?
A saúde humanizada prioriza o paciente, ou seja, coloca no centro do cuidado. Os profissionais buscam entender as necessidades físicas, emocionais e sociais da pessoa.
Diferente do atendimento tradicional, onde o paciente é encarado como um conjunto de sintomas a serem tratados, a saúde humanizada tem a intenção de entender e tratar o ser humano em um todo.
A escuta ativa, comunicação clara e empatia são algumas das suas principais características. Tudo isso significa que vai além do tratamento médico, impactando positivamente na experiência geral do paciente em relação ao médico e ao corpo clínico.
A importância da humanização em ambientes de saúde
A humanização não pode ser subestimada. No dia a dia, é possível analisar a diferença do atendimento humanizado na vida dos pacientes. Eles se sentem mais acolhidos, compreendidos, valorizados e felizes.
O atendimento empático pode entrar como um fator de diferenciação na sua instituição. Então, além de priorizar a saúde humanizada em relação aos pacientes, o seu hospital ou clínica consegue se destacar em relação aos concorrentes, principalmente devido a esse cuidado e zelo pelo próximo.
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Como funciona a saúde humanizada na prática
Para aplicar a saúde humanizada é necessário de um bom treinamento à equipe. Mas, antes disso, é importante compreender como ela funciona e quais são suas principais características. Confira:
Escuta ativa
É a prática de ouvir o paciente com bastante atenção, sem interrompê-lo. Você e a equipe demonstram interesse verdadeiro pelas queixas e preocupações. A escuta ativa é o principal pilar para o atendimento humanizado.
Empatia
A empatia é se colocar no lugar do paciente, entendendo com cuidado sobre as emoções e perspectivas. Esta característica é imprescindível para criar um vínculo mais próximo e de confiança com o outro.
Comunicação clara
É o uso de uma linguagem acessível, simples e sem jargões técnicos. O principal objetivo é fazer com que a pessoa entenda tudo o que você está falando, seja sobre explicações de diagnósticos, tratamento e prognósticos.
Respeito às adversidades
É o ato de reconhecer e respeitar as adversidades, sejam culturais, religiosas ou sexuais de cada paciente. A personalização do atendimento é um dos pontos centrais da saúde humanizada.
Ambiente acolhedor
Todo o ambiente deve ser acolhedor, confortável e seguro. Vale a pena investir na pintura, nos móveis e no comportamento da equipe.
Como aplicar a saúde humanizada no dia a dia
Inserir o conceito de saúde humanizada no hospital ou clínica vai depender da equipe. Para isso, ela precisa passar por treinamentos e adquirir alguns valores em relação a este modelo de atendimento.
Veja algumas das melhores práticas humanizadas para você se inspirar:
1. Invista em treinamento contínuo
Organize cursos e workshops sobre temas relacionados à saúde humanizada, como empatia, escuta ativa e comunicação simples. Esses treinamentos são importantes para aumentar a consciência dos profissionais sobre a humanização no atendimento.
Tudo isso ajuda a criar uma equipe alinhada com as melhores práticas do atendimento humanizado.
2. Modelagem de comportamento
Os gestores e médicos líderes devem demonstrar, diariamente, os princípios da saúde humanizada. Trate todos com respeito, seja empático e compreensivo e crie um ambiente de trabalho leve. Dessa forma, fica mais fácil da equipe também seguir o exemplo.
3. Feedback e reconhecimento
Determine algumas estratégias para que os pacientes possam fornecer feedbacks sobre o atendimento recebido. Uma ótima forma é solicitar a avaliação anônima em uma ficha. Assim, é possível reconhecer publicamente aos colaboradores da equipe que se destacam no atendimento humanizado.
4. Ambiente de trabalho saudável
Invista em um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, onde todos os profissionais são valorizados e apoiados. Um profissional de saúde que se sente bem tratado e é feliz onde desempenha a sua função, com certeza é capaz de tratar bem os pacientes.
Benefícios da humanização no atendimento médico
Conforme vimos, é notável os benefícios da saúde humanizada tanto para os pacientes quanto para os médicos, enfermeiras e outros profissionais. Veja com mais detalhes as vantagens dessa prática:
- Os pacientes se sentem mais acolhidos e respeitados durante o atendimento;
- A comunicação clara e a escuta ativa entre paciente e profissional de saúde reduzem diversos erros médicos;
- Os pacientes que são bem tratados têm maior chance de seguir com as recomendações médicas;
- Profissionais que trabalham em um ambiente empático, tranquilo e acolhedor se sentem mais valorizados e motivados.
Os desafios de implementar a saúde humanizada em hospitais e clínicas
Existem muitos benefícios, porém, apesar disso, também há diversos benefícios de implementar a saúde humanizada em instituições.
O primeiro desses obstáculos é a resistência à mudança. Muitas pessoas sentem dificuldade de mudar o comportamento e jeito de lidar com as pessoas. Aqui, entram os treinamentos para fazer com que toda a equipe esteja ciente sobre as mudanças, quais os benefícios da saúde humanizada e como aplicá-la na prática sem dificuldades.
Logo em seguida, muitos profissionais podem se queixar que não tem tempo para oferecer um atendimento mais personalizado. A solução está na reorganização das tarefas para facilitar a adição de alguns minutos a cada paciente. Assim, é possível aplicar a humanização com mais facilidade, priorizando mais a qualidade do que a quantidade.
E, em outros casos, o próprio hospital ou clínica não tem recursos financeiros para implementar mudanças. Entretanto, fica mais fácil começar pelo básico que não exijam grandes investimentos, como é o caso da aplicação da escuta ativa e da facilitação da comunicação.