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SAÚDE HUMANIZADA – COMO ATUALIZAR SUA EQUIPE PARA ESTE TIPO DE ATENDIMENTO
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vantagens da saúde humanizada para profissionais e pacientes

Saúde humanizada – Como atualizar sua equipe para este tipo de atendimento

Cada vez mais a saúde humanizada é valorizada em hospitais e clínicas. O atendimento próximo e empático faz toda a diferença na vida do paciente. Isso porque em um momento onde a tecnologia ganha espaço, nada substitui o atendimento humanizado.

A prática em si vai além do cuidado médico tradicional, mas também aborda algumas necessidades emocionais e sociais do paciente, criando um ambiente mais seguro, confiante e afetuoso. 

Mas como atualizar sua equipe para aplicar a saúde humanizada no dia a dia? É sobre isso que a Platel Equipamentos Hospitalares vai comentar a seguir. Acompanhe!

O que é saúde humanizada?

A saúde humanizada prioriza o paciente, ou seja, coloca no centro do cuidado. Os profissionais buscam entender as necessidades físicas, emocionais e sociais da pessoa. 

Diferente do atendimento tradicional, onde o paciente é encarado como um conjunto de sintomas a serem tratados, a saúde humanizada tem a intenção de entender e tratar o ser humano em um todo. 

A escuta ativa, comunicação clara e empatia são algumas das suas principais características. Tudo isso significa que vai além do tratamento médico, impactando positivamente na experiência geral do paciente em relação ao médico e ao corpo clínico. 

A importância da humanização em ambientes de saúde

A humanização não pode ser subestimada. No dia a dia, é possível analisar a diferença do atendimento humanizado na vida dos pacientes. Eles se sentem mais acolhidos, compreendidos, valorizados e felizes. 

O atendimento empático pode entrar como um fator de diferenciação na sua instituição. Então, além de priorizar a saúde humanizada em relação aos pacientes, o seu hospital ou clínica consegue se destacar em relação aos concorrentes, principalmente devido a esse cuidado e zelo pelo próximo. 

💡Leia também — Atendimento ao paciente e inovação hospitalar: quais as principais tendências?

Como funciona a saúde humanizada na prática

Para aplicar a saúde humanizada é necessário de um bom treinamento à equipe. Mas, antes disso, é importante compreender como ela funciona e quais são suas principais características. Confira:

Escuta ativa

É a prática de ouvir o paciente com bastante atenção, sem interrompê-lo. Você e a equipe demonstram interesse verdadeiro pelas queixas e preocupações. A escuta ativa é o principal pilar para o atendimento humanizado.

Empatia

A empatia é se colocar no lugar do paciente, entendendo com cuidado sobre as emoções e perspectivas. Esta característica é imprescindível para criar um vínculo mais próximo e de confiança com o outro.

Comunicação clara

É o uso de uma linguagem acessível, simples e sem jargões técnicos. O principal objetivo é fazer com que a pessoa entenda tudo o que você está falando, seja sobre explicações de diagnósticos, tratamento e prognósticos. 

Respeito às adversidades

É o ato de reconhecer e respeitar as adversidades, sejam culturais, religiosas ou sexuais de cada paciente. A personalização do atendimento é um dos pontos centrais da saúde humanizada.

Ambiente acolhedor

Todo o ambiente deve ser acolhedor, confortável e seguro. Vale a pena investir na pintura, nos móveis e no comportamento da equipe. 

Acolhimento e saúde humanizada

Como aplicar a saúde humanizada no dia a dia

Inserir o conceito de saúde humanizada no hospital ou clínica vai depender da equipe. Para isso, ela precisa passar por treinamentos e adquirir alguns valores em relação a este modelo de atendimento. 

Veja algumas das melhores práticas humanizadas para você se inspirar:

1. Invista em treinamento contínuo

Organize cursos e workshops sobre temas relacionados à saúde humanizada, como empatia, escuta ativa e comunicação simples. Esses treinamentos são importantes para aumentar a consciência dos profissionais sobre a humanização no atendimento.

Tudo isso ajuda a criar uma equipe alinhada com as melhores práticas do atendimento humanizado.

2. Modelagem de comportamento

Os gestores e médicos líderes devem demonstrar, diariamente, os princípios da saúde humanizada. Trate todos com respeito, seja empático e compreensivo e crie um ambiente de trabalho leve. Dessa forma, fica mais fácil da equipe também seguir o exemplo. 

3. Feedback e reconhecimento

Determine algumas estratégias para que os pacientes possam fornecer feedbacks sobre o atendimento recebido. Uma ótima forma é solicitar a avaliação anônima em uma ficha. Assim, é possível reconhecer publicamente aos colaboradores da equipe que se destacam no atendimento humanizado.

4. Ambiente de trabalho saudável

Invista em um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, onde todos os profissionais são valorizados e apoiados. Um profissional de saúde que se sente bem tratado e é feliz onde desempenha a sua função, com certeza é capaz de tratar bem os pacientes.

Benefícios da humanização no atendimento médico

Conforme vimos, é notável os benefícios da saúde humanizada tanto para os pacientes quanto para os médicos, enfermeiras e outros profissionais. Veja com mais detalhes as vantagens dessa prática:

  • Os pacientes se sentem mais acolhidos e respeitados durante o atendimento;
  • A comunicação clara e a escuta ativa entre paciente e profissional de saúde reduzem diversos erros médicos;
  • Os pacientes que são bem tratados têm maior chance de seguir com as recomendações médicas;
  • Profissionais que trabalham em um ambiente empático, tranquilo e acolhedor se sentem mais valorizados e motivados.

Os desafios de implementar a saúde humanizada em hospitais e clínicas

Existem muitos benefícios, porém, apesar disso, também há diversos benefícios de implementar a saúde humanizada em instituições. 

O primeiro desses obstáculos é a resistência à mudança. Muitas pessoas sentem dificuldade de mudar o comportamento e jeito de lidar com as pessoas. Aqui, entram os treinamentos para fazer com que toda a equipe esteja ciente sobre as mudanças, quais os benefícios da saúde humanizada e como aplicá-la na prática sem dificuldades. 

Logo em seguida, muitos profissionais podem se queixar que não tem tempo para oferecer um atendimento mais personalizado. A solução está na reorganização das tarefas para facilitar a adição de alguns minutos a cada paciente. Assim, é possível aplicar a humanização com mais facilidade, priorizando mais a qualidade do que a quantidade.

E, em outros casos, o próprio hospital ou clínica não tem recursos financeiros para implementar mudanças. Entretanto, fica mais fácil começar pelo básico que não exijam grandes investimentos, como é o caso da aplicação da escuta ativa e da facilitação da comunicação.

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