fbpx
ATENDIMENTO AO PACIENTE E INOVAÇÃO HOSPITALAR. QUAIS AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS?
BLOG
inovação e atendimento ao paciente

Atendimento ao paciente e inovação hospitalar. Quais as principais tendências?

As técnicas e boas condutas de atendimento ao paciente estão em constante evolução, impulsionadas pela inovação tecnológica e pela busca por uma experiência cada vez mais humanizada ao longo de toda a passagem por uma instituição de saúde.

No atual cenário da onde a saúde está em constante transformação, pacientes e profissionais demandam cada vez mais a implementação do conceito de “hospital 4.0”, onde a tecnologia está presente para integrar informações desde o prontuário até a internação e alta.

Com esse contexto, continue acompanhando mais este conteúdo da Platel Equipamentos Hospitalares sobre o avanço da tecnologia na melhoria do atendimento ao paciente!

A tecnologia como ferramenta para um atendimento humanizado

Vista anteriormente como um mero facilitador de tarefas, a tecnologia hoje se torna um motor também de humanização no atendimento ao paciente. Entre algumas das tendências que podemos destacar, estão:

Telemedicina

Permitindo consultas remotas, essa tecnologia está cada vez mais presente em etapas de reconhecimento do problema e acompanhamento médico à distância, oferecendo acesso a especialistas de qualquer lugar.

IoT

Já no ambiente de saúde, a Internet das Coisas (IoT) está se tornando uma tendência cada vez mais integrada e invisível para os usuários. Conectando diferentes equipamentos, desde o primeiro momento do atendimento até a internação, essa tecnologia permite o controle e análise de todos os equipamentos eletrônicos presentes. 

Um adicional importante de conforto e autonomia para pacientes em diferentes situações.

Monitoramento em tempo real

Aplicativos, acessórios e programas de monitoramento de saúde que rastreiam sinais vitais, incluindo pressão arterial e frequência cardíaca, são uma fonte rica de informações atualizadas aos pacientes e aos médicos. 

Isso é especialmente importante para indivíduos com doenças crônicas e de longa duração, pois habilita tanto os pacientes quanto seus médicos a fazerem modificações nos tratamentos conforme as últimas leituras disponíveis.

Tecnologia de leito 

Em caso de internações ou estadia em instituições de longa permanência, a tecnologia presente no leito pode ser incrementada a partir de equipamentos já bem conhecidos, mas que fazem a diferença no atendimento ao paciente

Réguas de gases medicinais trazem segurança para pacientes que dependem de auxílio para sua respiração, descartando a necessidade de grandes cilindros de oxigênio, por exemplo, e permitindo ainda alto nível de customização.

Sistemas de chamada de enfermeira também atuam de maneira similar, dando agilidade e organização para a equipe de atendimento e servindo como um adicional de segurança para o paciente.  

💡Leia mais – Motivos para implementar a automação hospitalar

O papel da gestão na implementação da inovação

Mas os gestores, principalmente aqueles em contato direto com equipes, sabem que a tecnologia, por si só, não garante um atendimento humanizado. 

É fundamental que cada nova técnica e equipamento sejam utilizados de forma estratégica para potencializar a empatia entre profissionais de saúde e seus pacientes.

Outro ponto fundamental é levar em consideração pontos internos da instituição como:

Capacidade de investimento em infraestrutura e tecnologia: É necessário investir em equipamentos modernos, softwares e treinamentos para a equipe com responsabilidade e noção do que pode ser aplicado na realidade do local e do público atendido.

Cultura organizacional: É preciso criar um ambiente que valorize a inovação, a comunicação aberta e a busca por soluções para melhorar o atendimento ao paciente.

Integração de dados: A constante coleta e análise de dados sobre a qualidade do atendimento ao paciente são essenciais para identificar áreas de melhoria e otimizar os processos.

atendimento ao paciente

Desafios e oportunidades

A implementação da inovação em saúde também apresenta desafios, como:

Custo de investimento: A aquisição de equipamentos e softwares de última geração pode ser um investimento significativo.

Segurança de dados: É fundamental garantir a segurança e a privacidade dos dados dos pacientes.

Formação da equipe: É necessário investir em treinamento e capacitação para que a equipe de atendimento e administração possam utilizar as novas tecnologias de forma eficiente.

Apesar desses, e muitos outros desafios, o futuro do atendimento ao paciente é promissor! 

A inovação tecnológica e a busca por uma experiência mais humanizada impulsionam a criação de soluções inovadoras que prometem transformar a forma como cuidamos da saúde em diferentes tipos de instituições.

Invista em inovação para oferecer um atendimento de excelência!

💡Leia também – Como conquistar a satisfação e segurança do paciente idoso

Se você for um administrador de unidade de saúde ou um profissional que deseja ampliar a qualidade do atendimento, continue acompanhando os artigos de Blog da Platel ou contato para mais informações sobre nossos serviços!

Inscreva-se e receba e-mails de artigos e novidades da Platel