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Atendimento ao paciente e inovação hospitalar. Quais as principais tendências?
As técnicas e boas condutas de atendimento ao paciente estão em constante evolução, impulsionadas pela inovação tecnológica e pela busca por uma experiência cada vez mais humanizada ao longo de toda a passagem por uma instituição de saúde.
No atual cenário da onde a saúde está em constante transformação, pacientes e profissionais demandam cada vez mais a implementação do conceito de “hospital 4.0”, onde a tecnologia está presente para integrar informações desde o prontuário até a internação e alta.
Com esse contexto, continue acompanhando mais este conteúdo da Platel Equipamentos Hospitalares sobre o avanço da tecnologia na melhoria do atendimento ao paciente!
A tecnologia como ferramenta para um atendimento humanizado
Vista anteriormente como um mero facilitador de tarefas, a tecnologia hoje se torna um motor também de humanização no atendimento ao paciente. Entre algumas das tendências que podemos destacar, estão:
Telemedicina
Permitindo consultas remotas, essa tecnologia está cada vez mais presente em etapas de reconhecimento do problema e acompanhamento médico à distância, oferecendo acesso a especialistas de qualquer lugar.
IoT
Já no ambiente de saúde, a Internet das Coisas (IoT) está se tornando uma tendência cada vez mais integrada e invisível para os usuários. Conectando diferentes equipamentos, desde o primeiro momento do atendimento até a internação, essa tecnologia permite o controle e análise de todos os equipamentos eletrônicos presentes.
Um adicional importante de conforto e autonomia para pacientes em diferentes situações.
Monitoramento em tempo real
Aplicativos, acessórios e programas de monitoramento de saúde que rastreiam sinais vitais, incluindo pressão arterial e frequência cardíaca, são uma fonte rica de informações atualizadas aos pacientes e aos médicos.
Isso é especialmente importante para indivíduos com doenças crônicas e de longa duração, pois habilita tanto os pacientes quanto seus médicos a fazerem modificações nos tratamentos conforme as últimas leituras disponíveis.
Tecnologia de leito
Em caso de internações ou estadia em instituições de longa permanência, a tecnologia presente no leito pode ser incrementada a partir de equipamentos já bem conhecidos, mas que fazem a diferença no atendimento ao paciente.
Réguas de gases medicinais trazem segurança para pacientes que dependem de auxílio para sua respiração, descartando a necessidade de grandes cilindros de oxigênio, por exemplo, e permitindo ainda alto nível de customização.
Sistemas de chamada de enfermeira também atuam de maneira similar, dando agilidade e organização para a equipe de atendimento e servindo como um adicional de segurança para o paciente.
💡Leia mais – Motivos para implementar a automação hospitalar
O papel da gestão na implementação da inovação
Mas os gestores, principalmente aqueles em contato direto com equipes, sabem que a tecnologia, por si só, não garante um atendimento humanizado.
É fundamental que cada nova técnica e equipamento sejam utilizados de forma estratégica para potencializar a empatia entre profissionais de saúde e seus pacientes.
Outro ponto fundamental é levar em consideração pontos internos da instituição como:
Capacidade de investimento em infraestrutura e tecnologia: É necessário investir em equipamentos modernos, softwares e treinamentos para a equipe com responsabilidade e noção do que pode ser aplicado na realidade do local e do público atendido.
Cultura organizacional: É preciso criar um ambiente que valorize a inovação, a comunicação aberta e a busca por soluções para melhorar o atendimento ao paciente.
Integração de dados: A constante coleta e análise de dados sobre a qualidade do atendimento ao paciente são essenciais para identificar áreas de melhoria e otimizar os processos.
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Desafios e oportunidades
A implementação da inovação em saúde também apresenta desafios, como:
Custo de investimento: A aquisição de equipamentos e softwares de última geração pode ser um investimento significativo.
Segurança de dados: É fundamental garantir a segurança e a privacidade dos dados dos pacientes.
Formação da equipe: É necessário investir em treinamento e capacitação para que a equipe de atendimento e administração possam utilizar as novas tecnologias de forma eficiente.
Apesar desses, e muitos outros desafios, o futuro do atendimento ao paciente é promissor!
A inovação tecnológica e a busca por uma experiência mais humanizada impulsionam a criação de soluções inovadoras que prometem transformar a forma como cuidamos da saúde em diferentes tipos de instituições.
Invista em inovação para oferecer um atendimento de excelência!
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