fbpx
VANTAGENS DE INSTALAR UMA RÉGUA DE GASES MEDICINAIS
BLOG
vantágens de uma régua de gases medicinais

Vantagens de instalar uma régua de gases medicinais

Em ambientes hospitalares, a segurança dos pacientes e a agilidade no atendimento são prioridades absolutas. Com isso em mente, engenheiros desenvolveram uma solução prática e eficaz para promover o rápido fornecimento de gases medicinais diretamente na cabeceira do paciente: a Régua de Gases Medicinais

Você já observou esse tipo de equipamento em um leito hospitalar? 

Também chamado de Painel Modular ou apenas Régua de Gases, este sistema assume um papel fundamental, implementando a gasoterapia de maneira segura e eficiente, além de ser uma plataforma para outros itens essenciais, como tomadas e luminárias.

Já teve curiosidade sobre essa tecnologia? Quer saber mais como atender melhor seus pacientes? Continue acompanhando mais este conteúdo da Platel e descubra as vantagens de instalar uma Régua de Gases Medicinais!

O que é uma Régua de Gases Medicinais

A Régua de Gases Medicinais é um sistema instalado próximo ao leito de um paciente e acoplado a outros equipamentos, tomadas e canalizações de gases para a realização de procedimentos vitais para o sucesso do tratamento do internado. 

Podem ser configuradas segundo as necessidades de cada hospital e também do ambiente onde será instalada. O objetivo é trazer não só mais facilidade na gestão do paciente para a equipe de enfermagem, mas também proporcionar mais bem-estar aos pacientes que, muitas vezes, dependem 24h de respiração assistida.

Essas réguas são práticas, extremamente eficientes e indispensáveis para qualquer hospital. 

A instalação próxima ao leito garante um tratamento adequado e prepara o ambiente para casos de imprevistos, como insuficiência respiratória ou procedimentos de emergência feitos no próprio leito, onde é preciso agir rapidamente. 

Como sua funcionalidade principal, os principais gases de acesso rápido acoplados em um Painel Modular são:

Oxigênio Medicinal

O oxigênio medicinal representa uma forma altamente purificada de oxigênio, sendo empregado no tratamento de pacientes que enfrentam diversas condições médicas. Sua aplicação ocorre em ambientes hospitalares, clínicas, centros cirúrgicos e ambulatórios, com o propósito de elevar os níveis de oxigênio no sangue. 

Esse recurso é particularmente benéfico para pacientes com distúrbios respiratórios ou outras condições que impactam a capacidade do organismo em transportar adequadamente o oxigênio necessário.

Ar Medicinal

O ar medicinal é uma mistura de gases, principalmente oxigênio e nitrogênio, usado para fins medicinais. É semelhante ao ar que respiramos naturalmente, mas com uma concentração mais alta de oxigênio e menor de outros gases, como nitrogênio e dióxido de carbono.

Em conjunto com outros gases e aparelhos, o ar medicinal pode ser empregado também para nebulização e até mesmo anestesia.

Vácuo

O sistema de vácuo médico desempenha um papel vital em ambientes hospitalares, sendo empregado para proporcionar sucção em diversas aplicações médicas, incluindo cirurgias, procedimentos de aspiração e higienização de feridas. 

A sucção desempenha uma função essencial em muitos procedimentos cirúrgicos, possibilitando que o cirurgião mantenha o campo operatório livre de fluidos, como sangue, assegurando um ambiente limpo e seco durante a intervenção.

Além disso, a sucção também é empregada em procedimentos de aspiração de secreções, sendo particularmente útil em situações como pacientes com dificuldades de expectoração ou em ambientes de terapia intensiva.

Itens adicionais

Além da saída de gases, os painéis também podem ser customizados conforme a necessidade do cliente.

 A Platel oferece essa personalização, visando contribuir de forma inovadora e eficiente, na qualidade do atendimento do ambiente hospitalar.   Alguns opcionais que podem ser acoplados em painéis, constam abaixo: 

  • Controles de TV, Ar condicionado;
  • Suporte de soro;                          
  • Iluminação de procedimento, leitura e teto;         
  • Tomadas;                                        
  • Interruptores;
  • Chamada de enfermeira;
  • Lógica;
  • Dimmer para ventilador;
  • Alto Falante.

Vantagens para empresas e profissionais

Em resumo, podemos listar vantagens das Réguas de Gases Medicinais como:

  1. Economia

Com pouca ou nenhuma manutenção necessária, e de fácil instalação, os painéis permitem a economia de cilindros e materiais de apoio, além de, normalmente, contarem com válvulas de corte para redução de desperdício.

  1. Organização

A régua ajuda a organizar os gases medicinais no leito do paciente, evitando a desorganização e o risco de acidentes.

  1. Gestão dos pacientes: 

Oferecem maior facilidade na gestão dos pacientes, inclusive em emergências, onde ajudam a prevenir erros graças a rotulagem clara nas saídas de gases.

  1. Produtividade

A régua é fácil de usar e não requer treinamento especial para a equipe de saúde. Contribuem para o aumento da produtividade e eficiência nos atendimentos.

💡Leia também – Sistema de chamada de enfermagem – O que é e como funciona

Quer aprender mais sobre as vantagens de empregar a tecnologia a favor da sua instituição e dos seus pacientes? Continue acompanhando os artigos no Blog da Platel e descubra mais novidades e cases sobre equipamentos hospitalares!

Inscreva-se e receba e-mails de artigos e novidades da Platel