5 etapas de planejamento estratégico para a expansão de sua clínica e hospital
A expansão de uma clínica ou hospital é uma virada de chave para a instituição. Por ser um grande passo, é fundamental ter um planejamento estratégico para que todos os serviços e novas estruturas ofereçam um atendimento ainda melhor aos pacientes.
O planejamento estratégico serve para organizar e direcionar toda a expansão da unidade de saúde, levando em consideração diversos pontos. Esse momento de crescimento de clínicas exige bastante análise, foco e paciência.
Neste artigo da Platel Equipamentos Hospitalares, vamos comentar as 5 etapas para fazer um ótimo planejamento estratégico de expansão de clínicas e hospitais. Acompanhe!
Quais são os sinais para ampliar sua clínica ou hospital?
Antes de iniciar o planejamento estratégico, os gestores devem identificar os sinais de que a expansão é necessária.
Essa decisão deve ser baseada em evidências claras, que indicam a necessidade de atender um volume maior de pacientes ou melhorar a qualidade do serviço oferecido. Entre os principais sinais, estão:
Demanda em alta
O aumento na demanda por atendimentos indica que a estrutura atual não é mais suficiente para atender a população.
As listas de espera cada vez maiores, os pacientes recorrentes e as agendas cheias são indicativos de que é hora de pensar em uma ampliação.
Um crescimento sustentável é fundamental para que o atendimento seja aprimorado e que a qualidade do serviço não seja comprometida.
Espaço pequeno
A falta de espaço físico para atendimento adequado também é um importante indicador. Salas de espera lotadas e consultórios pequenos mostram que é preciso investir em estrutura para melhorar o atendimento.
Além disso, a falta de espaço afeta a experiência do paciente, o que gera desconforto e espera prolongada.
Crescimento da equipe
Se a equipe cresce para atender a alta demanda, mas o espaço físico não acompanha esse aumento, saiba que é hora de expandir.
Profissionais trabalhando em locais improvisados ou falta de espaço para novos colaboradores prejudicam a qualidade do atendimento.
A expansão do espaço físico deve caminhar lado a lado com o aumento da equipe, pois, assim, todos os profissionais têm áreas adequadas para realizar suas atividades.
Limitação de serviços
Outro sinal que informa que é necessário expandir é a impossibilidade de oferecer novos serviços devido à falta de estrutura.
Quando existe uma demanda crescente por alguns serviços que a clínica não consegue atender pela falta de espaço ou recursos, é necessário expandir!
5 etapas de planejamento estratégico para fazer a expansão
O processo de aumentar o espaço físico de uma clínica ou hospital exige um bom planejamento estratégico, principalmente tendo uma visão clara do que deseja alcançar.
Veja cinco etapas para aplicar esse processo:
1. Avaliação interna e externa
O primeiro passo do planejamento estratégico é fazer uma avaliação interna e externa da instituição. Com essa análise, você consegue verificar pontos fortes e fracos, e algumas oportunidades e ameaças no ambiente externo. Em termos técnicos, isso se chama Análise SWOT.
Toda essa avaliação, seja relacionada às necessidades da comunidade, a demanda por novos serviços e os recursos que existem na instituição, é importante para definir se a expansão é realmente viável.
Na avaliação interna, deve-se analisar a capacidade operacional atual, como funcionam os processos e a satisfação dos profissionais e pacientes. Enquanto isso, a análise externa tem o objetivo de verificar a concorrência e possibilidades de parcerias.
2. Definição de metas e objetivos
As metas são indispensáveis para um planejamento estratégico. Elas precisam ser alcançáveis e mensuráveis, como a ampliação do número de leitos, a criação de novos consultórios ou a modernização de equipamentos.
Ter um foco definido ajuda a nortear todo o processo e garante que todos os envolvidos estejam alinhados aos objetivos da instituição.
Os objetivos também precisam incluir metas de longo prazo, como melhorar a qualidade do atendimento e aumentar a satisfação dos pacientes.
Cada meta estabelecida deve ser acompanhada por um plano de ação claro, definindo os responsáveis, prazos e os recursos necessários para alcançá-la.
3. Planejamento financeiro
Sem não existem recursos financeiros, não há possibilidades para expandir. Por isso, é preciso realizar um levantamento de custos, prever o retorno sobre o investimento (ROI) e, até mesmo, pesquisar sobre financiamento.
A elaboração de um orçamento bem detalhado evita qualquer surpresa desagradável.
Outro ponto é que o planejamento financeiro deve conter os custos com infraestrutura até os custos operacionais, como folha de pagamento e compra de novos equipamentos médicos.
4. Adequação às normas de engenharia hospitalar
Toda expansão precisa seguir as normas de engenharia hospitalar, principalmente para manter a segurança, funcionalidade e acessibilidade a todos.
Para isso, é muito recomendado consultar profissionais especializados em normas técnicas, como engenheiros. Assim, fica mais seguro realizar projetos dentro de alguns aspectos legais.
Essas normas estão relacionadas a vários requisitos, sendo instalações elétricas, sistemas de climatização, evacuação de emergência, controle de infecção, etc.
5. Execução e monitoramento
Após a definição das etapas anteriores, é hora de colocar o planejamento em prática. Se você é o gestor da clínica ou do hospital, acompanhe de perto cada fase do projeto.
É essencial entender que a expansão de uma instituição de saúde não é um processo linear, ou seja, você deve estar preparado para lidar com alguns desafios.
Nesse sentido, a execução precisa ser feita em etapas, sempre respeitando os prazos estabelecidos. A equipe deve estar envolvida durante a execução, principalmente para que todos estejam cientes dos avanços.
O monitoramento contínuo ajuda para que o planejamento estratégico seja seguido e cumprido, conforme os objetivos estabelecidos. Caso os resultados que você esperava não estejam sendo atingidos, é importante fazer ajustes e corrigir as falhas rapidamente.
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Como manter uma boa comunicação durante a expansão
A comunicação em um ambiente faz a diferença, e não seria diferente para o processo de expansão de uma instituição de saúde. Em alguns casos, a comunicação interna e externa é negligenciada, mas ela é importante para manter todos alinhados, tranquilizar pacientes e parceiros.
Veja algumas dicas abaixo:
Comunicação interna
A expansão não é algo exclusivo da gestão. Toda a equipe da clínica ou do hospital deve estar ciente sobre, sendo que isso inclui médicos, enfermeiros, técnicos administrativos e outros profissionais.
Uma boa dica é fazer reuniões para atualizar sobre o andamento da expansão e criar um canal de comunicação para tirar dúvidas.
Comunicação externa
Os pacientes e parceiros da instituição também precisam ser informados sobre as mudanças. Para isso, vale a pena publicar avisos nas redes sociais, newsletter e até mesmo materiais impressos.
Essas mensagens precisam ser claras para não causar nenhuma confusão ou mal-entendido. Por exemplo, durante as obras, os pacientes devem ser avisados com antecedência sobre possíveis mudanças nos serviços ou de horários de atendimento.
Como podemos ver, a expansão de clínicas e hospitais é um processo robusto, que exige realmente de um bom planejamento estratégico. Aqui, você deve contar com parceiros especializados para que todas as etapas sejam cumpridas.
A Platel é especialista em equipamentos hospitalares e pode ser a parceira ideal para sua expansão, oferecendo soluções que ajudam na modernização e na qualidade do atendimento.
Temos à disposição painéis modulares, alarme audiovisual e diferentes tipos de sistema de chamada de enfermeira para sua instituição. Todos podem fazer a diferença na hora de prestar um bom serviço.
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