Você conhece todos os benefícios do SUS?
O SUS – Sistema Único de Saúde foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n.º 8080/90 e nº 8.142/90. Há mais de 3 décadas atende Brasileiros gratuitamente, desde pequenas intervenções até transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
Você sabia que:
- Em 2011, 145 milhões de pessoas dependiam exclusivamente do Sistema Único de Saúde no Brasil.
- Através do SUS é garantida assistência à urgência e à emergência nas ruas, por meio do SAMU.
- O sistema de saúde realiza, por ano, 3,2 bilhões de procedimentos ambulatoriais e 500 milhões de consultas médicas.
- O SUS tem a maior rede de bancos de leite humano do mundo.
- O SUS tem mais de 100 milhões de pessoas cobertas na atenção básica.
- O SUS é o sistema de saúde no mundo que mais faz transplantes totalmente gratuitos. Em 2012, o Brasil realizou mais de 24 mil transplantes totalmente cobertos, gratuitos e públicos.
- São oferecidos gratuitamente 800 tipos de remédios nos hospitais e nos postos de saúde.
- 16,4 milhões de brasileiros fizeram ou fazem o tratamento de hipertensão, diabetes ou asma pegando remédios gratuitos.
- O governo está reformando e ampliando 20 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo 10 mil já com obras contratadas, e está construindo 5.000 novas unidades.
- 83,4 mil pacientes são mantidos em serviços de diálise na rede pública de saúde, sendo que 90% desse total fazem hemodiálise.
- Noventa por cento do mercado de vacinas no Brasil é feito pelo Sistema Único de Saúde
A Organização Mundial da Saúde (OMS), agência da Organização das Nações Unidas (ONU), estabeleceu como meta para 2019 a ampliação do acesso e da cobertura de saúde para atender a um bilhão a mais de pessoas na comparação com números atuais. A OMS estima que metade da população não tem acesso a atendimento básico de saúde. O órgão definiu dez prioridades que os países devem atentar para atingir esse objetivo, dentre elas a ampliação da atenção primária, o combate à poluição ambiental e às mudanças climáticas, o enfrentamento de infecções transmissíveis como o ebola, a dengue, a gripe e o HIV, e de doenças crônicas.
Com o avanço do COVID-19 muitas diretrizes estão sendo refeitas e estudadas para que a saúde no Brasil avance e continue atendendo a população Brasileira de forma ágil e segura.
Fontes:
Governo Federal – Sistema de Saúde