Tecnologia e inovação no atendimento hospitalar
O atendimento ao cliente é fundamental para que qualquer negócio cresça, pois sem clientes não há vendas, e para fidelizar esses clientes são necessários inúmeros processos, principalmente manter um bom relacionamento.
Com a tecnologia a maneira de manter este contato ativo e eficaz vem crescendo e inovando, e isso acontece em todas as áreas. No atendimento hospitalar a capacitação humana ainda é quase que 100% o fator principal, mas a tecnologia vem apoiando muito, tanto na otimização do tempo, quanto na satisfação dos pacientes.
Confira algumas dessas inovações:
Os portais de conhecimento médico são ferramentas que compartilham de conteúdo, informações e atualizações aos profissionais de saúde. Com o objetivo e apoiar a decisão, com embasamento de estudos científicos.
O papel do médico com a evolução tecnológica é muito importante, pois é necessário sempre se manter atualizado e estudando para que possa cruzar todos os dados oferecidos a fim de encontrar a melhor opção em tratamento.
A Telerradiologia oferece um recurso de emissão de laudos de médicos radiologistas sem estarem presente no local, pois o Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens captura, armazena e distribui as imagens coletadas nos exames.
A Internet das Coisas (IoT) é uma estratégia muito usada nos dias atuais, pois utiliza de dispositivos inteligentes, que coletam dados e sinais vitais que possam ser processados e analisados.
Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é a ficha do pacinete em ambiente 100% digital. O grande diferencial do PEP é que ele reúne todas as informações clínicas e assistenciais sobre o atendimento, além de armazenar todos os dados e histórico do paciente.
A Cloud computing é a garantia da integridade e segurança dos dados aramazenados. A ausência de investimento inicial e o custo reduzido de manutenção de tecnologias baseadas em nuvem, associadas ao preço cada vez menor dos links de internet, estimulam a digitalização de hospitais.
Com essas e muitos outros avanços que estão por vir, os atendimentos tendem a ser cada vez mais eficientes e rápidos, possibilitando melhores condições a todos.