Dia do Trabalho | Como garantir a segurança dos profissionais da área da saúde?
A segurança do trabalho, que é um conjunto de medidas que visam minimizar riscos de acidentes de trabalho e também proteger a saúde do trabalhador, é importante em todas as áreas, não sendo diferente na hospitalar. A segurança do trabalho deve fazer parte do dia a dia de todos os profissionais, mesmo aqueles que lidam com poucos riscos.
Dentro dos hospitais, as principais funções da segurança do trabalho são:
– Identificar quais são os variados riscos existentes no ambiente, que podem ser físicos, químicos, ergonômicos e biológicos;
– Promover o uso correto dos equipamentos de segurança nas mais variadas atividades desempenhadas na rotina;
– Garantir que as normas de segurança específicas do setor da saúde estão sendo cumpridas;
– Certificar-se de que os resíduos estão sendo descartados de acordo com a política correta;
– Oferecer treinamento periódico aos colaboradores para minimizar os riscos de acidentes.
Claro que existem outras funções, mas essas são algumas das principais desempenhadas pelo departamento de segurança do trabalho em um hospital.
Como trabalhar com segurança?
Para que cada colaborador consiga desempenhar suas funções com o nível de segurança adequado, é necessário que o gestor se responsabilize pelo oferecimento dos equipamentos de segurança, promova treinamentos periódicos, entre outras ações.
Ou seja, não é papel do funcionário se preocupar em comprar uma máscara de proteção e saber quando e como usá-la corretamente. Pelo contrário, o hospital precisa disponibilizar não apenas o equipamento, mas treinamento eficiente sobre como usá-lo no dia a dia também.
Uso adequado de EPI’s
Conforme orientação da própria ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as máscaras caseiras não devem ser usadas por profissionais nos ambientes hospitalares, pois, apesar de reduzirem a incidência do vírus, não oferecem uma proteção eficiente para o nível de exposição que eles estão sujeitos.
Além das máscaras, em um hospital devem ser usados também outros EPI’s. Alguns dos equipamentos de segurança que não podem faltar nesses ambientes são:
– máscara;
– luva;
– óculos de proteção;
– avental;
– touca;
– sapato fechado.
Em épocas comuns, as máscaras são usadas em procedimentos específicos, como durante as cirurgias. Mas, em situações como a pandemia causada pelo coronavírus, o profissional deve usar obrigatoriamente ao longo de todo o expediente. As luvas também são importantes e existem diferentes versões, sendo uma para cada tipo de atividade.
Por exemplo, as luvas descartáveis são aquelas usadas pelo médico ou enfermeiro durante o atendimento, mas existem também versões reutilizáveis para outros procedimentos. Os óculos servem para proteger uma região sensível do rosto contra riscos químicos ou mesmo biológicos.
O avental é muito comum ser visto durante as cirurgias e deve ser descartável. A touca, além de ser uma barreira que protege os profissionais, também evita que cabelos atrapalhem durante os procedimentos. Sapatos fechados apropriados também são EPI’s essenciais na rotina, pois são eficientes contra os riscos de contaminações.
Fonte: volkdobrasil