fbpx
CUIDADOS COM OS EQUIPAMENTOS HOSPITALARES
BLOG

Cuidados com os equipamentos hospitalares

Para que os atendimentos e procedimentos médicos não sejam prejudicados é preciso que os equipamentos hospitalares estejam sempre em boas condições. E como se trata da saúde das pessoas, todo cuidado é pouco. Oferecer qualidade e segurança a seus pacientes, é preciso garantir o bom funcionamento desses aparelhos, principalmente aqueles com tecnologia avançada, que possuem componentes delicados e exigem uma atenção especial.

Se você se preocupa com essa questão, confira nosso post e fique por dentro dos cuidados que você deve ter com esses equipamentos!

1. Mantenha as condições adequadas de funcionamento
Para não causar danos aos equipamentos hospitalares e prejuízos à instituição de saúde, é imprescindível manter as boas condições de funcionamento. Assim, respeite as necessidades de cada aparelho, siga todas as especificações do manual, principalmente quanto ao ambiente onde ele será instalado. Mantenha a temperatura, umidade e luminosidade adequadas do local para que o desempenho do maquinário não seja comprometido. Isso também vai evitar manutenções desnecessárias.

2. Realize a manutenção preventiva
É obrigatório seguir o cronograma de manutenções preventivas para que os equipamentos hospitalares operem com segurança e alta performance. É um procedimento que vai checar as condições de funcionamento e desempenho dos aparelhos e fazer, se necessário, a troca de peças. Com a manutenção preventiva, as chances de paralisação dos atendimentos ficam reduzidas, garantindo, assim, a satisfação dos pacientes.

3. Siga as normas de utilização
Para garantir o bom desempenho dos maquinários, toda a equipe deve seguir as normas de utilização. Esse cuidado vai aumentar a vida útil dos equipamentos hospitalares e reduzir as possibilidades de falhas durante o uso. Dessa forma, é necessário que o manuseio seja feito por técnicos treinados, que conheçam as funcionalidades do aparelho e saibam operar de forma a garantir a segurança do paciente. Em caso de qualquer dúvida em relação ao uso, a recomendação é sempre entrar em contato com o fabricante.

4. Tenha atenção com a higienização
Por fim, não descuide da higienização dos aparelhos, que deve ser realizada periodicamente para que não ocorra a contaminação de pacientes e técnicos. Esse cuidado inclui a limpeza, desinfecção e esterilização, que precisam ser feitas com produtos específicos, de acordo com a especificação de cada equipamento. Para não ter prejuízos e problemas no atendimento aos pacientes, é essencial realizar os cuidados com os equipamentos hospitalares. São medidas simples, mas que vão aumentar a vida útil dos aparelhos.

Inscreva-se e receba e-mails de artigos e novidades da Platel