As Adversidades da Pandemia nas Unidades de Saúde
A pandemia da COVID-19 certamente fez o mundo mudar. Desde o comportamento da sociedade, até a conduta de tratamentos de saúde e pesquisas epidemiológicas inovadoras. Diversos pesquisadores de muitos países se uniram na intenção de encontrar um tratamento eficaz e a cura da doença que assola vidas em todo planeta.
O impacto dentro das unidades de saúde foi o maior já registrado nos últimos tempos, tendo diversos tipos de profissionais a se adequarem a nova demanda de pacientes que chegam a todo tempo precisando dos mais altos cuidados. Equipes foram aumentadas, horário de trabalho estendido, aliado a falta de leitos de UTI, os quais não foram suficientes para atender a alta demanda em muitos Estados brasileiros.
Diante dessas e outras dificuldades, a saúde do mundo todo se reinventou, novos horizontes foram expostos e há muito a se fazer diante disso. Novos investimentos em leitos, tecnologias, metodologias de trabalho e principalmente em pesquisas serão atos cruciais dentro de unidades de saúde e universidades.
De maneira geral, a sociedade mundial se vê diferente do que era antes de 2020.
Logo, precisamos de uma nova saúde para uma nova sociedade.