fbpx
3 CUIDADOS PARA A PRESERVAÇÃO DE EQUIPAMENTOS HOSPITALARES!
BLOG

3 Cuidados para a preservação de equipamentos hospitalares!

Equipamentos hospitalares são tecnologias que necessitam de cuidados constantes, a fim de garantir a vida útil e evitar danos precoces. Para te ajudar, listamos três cuidados para a preservação de equipamentos hospitalares.  

1. Fazer transporte correto dos equipamentos hospitalares 

Antes de transportar um equipamento, é importante avaliar as condições para essa atividade. O planejamento envolve a escolha do trajeto, análise da inclinação e textura do piso, verificação da altura da parede e o tipo de porta. Feito isso, comunique-se antecipadamente com os setores envolvidos e proponha um horário de menor movimento de funcionários e pacientes. 

Escolha os colaboradores mais experientes e com maior força, explique como o equipamento deve ser transportado e quais são as condições que podem provocar danos às peças vitais. 

2. Manter condições adequadas de funcionamento 

Os equipamentos hospitalares necessitam de condições ambientais ideais. A instalação dessas tecnologias deve ser pensada considerando a luminosidade do ambiente, temperatura durante o ano, direção do fluxo de ar e condições de umidade. 

Alguns equipamentos necessitam de condições específicas e devem ser avaliados quanto a isso. Consulte o manual do fabricante sempre que necessário para certificar-se dessas informações. 

3. Realizar manutenção preditiva das tecnologias 

A manutenção corretiva acontece frequentemente quando não se adota o sistema de manutenção preditiva. Esta última é mais eficaz que a manutenção preventiva e gera menor custo, pois avalia as peças dos equipamentos relacionando-as com a sua vida útil. A finalidade é predizer em quanto tempo será recomendada alguma intervenção. 

A manutenção preditiva de equipamentos hospitalares deve ser implantada de forma planejada, sem atrapalhar o fluxo de atendimento dos pacientes. Se essa etapa for vencida, é provável que a manutenção corretiva seja mínima ou nula. 

Equipamentos hospitalares devem ser preservados para garantir um tempo de vida útil compatível com o seu investimento. Portanto, com esses cuidados simples e objetivos que apresentamos, a probabilidade de ocorrência de defeitos não esperados será menor, garantindo a funcionalidade ideal do equipamento. 

Inscreva-se e receba e-mails de artigos e novidades da Platel