07/04 – Dia mundial da saúde: Como a pandemia impactou o mercado de trabalho na área da saúde
A pandemia de Covid-19, que se intensificou no ano de 2020, desencadeou mudanças importantes e radicais ao redor do mundo e nos mais diversos setores da sociedade.
A área da saúde foi uma das mais afetadas com a superlotação dos hospitais e o desgaste, tanto emocional quanto físico, dos profissionais da saúde que lutam incansavelmente pela vida de seus pacientes, mesmo que seus recursos sejam limitados.
O distanciamento social imposto como medida protetiva contra o novo coronavírus impactou diretamente a forma de consultar um médico quando necessário. A consulta por videoconferência, chamada de telemedicina, tornou-se uma alternativa para aquelas pessoas que não podem ou optam por não sair de casa para fazer uma consulta médica. Além disso, a procura por psicoterapia online cresceu 32% só entre março e setembro de 2020.
O mercado de trabalho exige cada vez mais preparação para enfrentar os desafios que surgem diariamente. A pandemia de Covid-19 ressalta a importância da preparação adequada e de qualidade dos profissionais da saúde que atuam, principalmente, na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Mais do que conhecimento teórico, uma prática de atendimento humanizado tornou-se essencial neste momento tão delicado e cercado de incertezas. Portanto, uma formação de qualidade é essencial e faz toda a diferença.
Fonte: Fatesa